O mês de junho é dedicado a duas importantes campanhas que abordam um tema muito relevante: a doação.
O objetivo da campanha "Junho Vermelho" é conscientizar sobre a importância da doação de sangue, um ato simples que pode salvar até 4 vidas.
Em 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data estabelecida pela OMS - Organização Mundial da Saúde, em homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, o imunologista responsável pela descoberta dos tipos sanguíneos. Por esse motivo, o mês foi escolhido para simbolizar esse movimento.
A campanha "Junho Laranja" tem como objetivo promover e prevenir a saúde do sangue.
Além de destacar a importância das transfusões de sangue, este mês também chama a atenção para duas das doenças mais comuns relacionadas ao sistema sanguíneo: anemia e leucemia.
A anemia, embora seja uma condição comum, ainda gera muitas dúvidas. Já a leucemia, embora seja menos frequente, é preocupante por ser a principal neoplasia maligna que afeta crianças.
A anemia é caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue, enquanto a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos que tem origem na medula óssea. Em ambos os casos, as doações são essenciais para aumentar as chances de recuperação dos pacientes.
Faça a sua parte e contribua para salvar vidas. Encontre o hemocentro mais próximo da sua casa e doe sangue e medula óssea.
Santo Antônio do Jardim