Apossamento das Terras: "A Fundação da Fazenda Santa Bárbara do Jaguari Mirim"
Fundação da fazenda Santa Barbara do Jaguari Mirim deu-se no ano de 1816 pelo primeiro posseiro de "Santo Antônio do Jardim", Pedro Manoel dos Santos. Ele era natural de Ouro Fino MG, sendo filho do Capitão Francisco Xavier dos Santos e Maria Conceição de Jesus. Em 18 de dezembro de 1857 vendeu suas terras para Manoel Batista Silva, Manoel Batista de Almeida, Jose Batista de Almeida e Salvador Ribeiro da Silva.
Mesmo Pedro Manoel tendo vendido suas terras, seus filhos não deixaram de herdar parte delas.
A fazenda Santa Barbara dividiu se então, em vários sítios e pequenas fazendas.
Felício Batista de Almeida herdou as terras de seu pai Manoel Batista da Silva onde justamente hoje são as terras que compõe o município de Santo Antônio do Jardim.
Felício Batista vendeu suas terras para Daniel Nunes de Almeida. Daniel e sua esposa contraíram o mal de hansem, tendo ele morrido em Avaré.
Antes de 1881, Daniel Nunes de Almeida vendeu suas terras para Ritta Maria de Jesus moradora de São Sebastião do Jaguari. (Hoje Andradas)
No dia 26 de Março de 1881, Ritta Maria de Jesus efetuou a doação de 10 alqueires de suas terras para Santo Antônio, a fim de erigir-se ali, uma capela para o mesmo santo e formar se uma povoação.
O suor de alguns: "a edificação de nossa amada Santo Antônio do Jardim"
No ano de 1894 estava o fabriqueiro Luiz Ezequiel de Camara tratando da construção da capela a santo Antônio. Só a partir daí que Santo Antônio do Jardim começou a se enquadrar como arraial.
O distrito de Santo Antônio do Jardim só foi oficialmente criado em 08 de novembro de 1915 pela lei estadual nº 1473 e solenemente instalado em 09 de julho de 1916, portanto oito meses após a criação.
A nossa igreja matriz foi levantada no ano de 1927. A nossa escola Romualdo de Souza Brito foi fundada no ano de 1932. O seu nome foi modificado várias vezes sendo em:
1932 - Escolas Reunidas de Santo Antônio do Jardim;
1939 - Grupo Escolar do Jardim;
1945 - Grupo Escolar de Santo Antônio do Jardim;
1947 - Grupo Escolar Rural “Romualdo de Souza Brito”;
1967 - Grupo Escolar “Romualdo de Souza Brito”
1976 - Escola Estadual do Primeiro Grau “Romualdo De Souza Brito”
1997 - Escola Estadual “Romualdo de Souza Brito” Ensino Fundamental.
A escola tem como Patrono Romualdo de Souza Brito, pelo fato de que este fundou a cidade de Espirito Santo do Pinhal da qual a nossa cidade fazia Parte.
No princípio de 1944, Santo Antônio do Jardim teve seu nome substituído para “Artemísia” causando assim, descontentamento geral entre a população. Nesta ocasião, foi estabelecido um movimento liderado por Miguel Namém para restabelecer o antigo nome.
No dia 30 de novembro de 1944 pela lei nº 14334 o nome foi restaurado pra Santo Antônio do Jardim.
Durante isso, José Guido Sobrinho cuidava da burocracia para que a nossa cidade se tornasse independente. Foi no dia 30 de dezembro de 1953 que o distrito de Santo Antônio do Jardim se elevou em nível de município e foi emancipado pela lei estadual nº 2456.
A primeira eleição do nosso município realizou se no dia 03 de outubro de 1954, tendo sido eleitos
Prefeito: Miguel Namém
Vice: Joaquim Ferreira Gomes
Vereadores: Segisfredo Ribeiro de Araújo Presidente: Delso Rabelo de Oliveira Vice: Walter Peres Ferreira
1º Secretário José Sueitt
2º Secretario Antônio Castro de Rezende, João de Luca Neto, Lauro Luiz Traldi, Edevino Simionato e Guerino Maltempi. -Em 08 de novembro de 1968 de acordo com a lei 176 institui-se o brasão de nossa cidade.
FONTE: Arquivo Histórico Municipal - José Guido sobrinho.